Batata: Cotações sobem expressivamente em maio

Publicado em 16/06/2020 13:19

Em maio, o preço da saca de 50 kg da batata beneficiada, ponderado pela classificação, foi de R$ 141,52 – valor 127% acima dos custos de produção e 40% superior às cotações de abril. A expressiva alta se deve à menor oferta dos tubérculos nacionais, em decorrência do período de entressafra (proximidade do fim da safra das águas e início, ainda em ritmo lento, da colheita das secas).

OFERTA – No Paraná, a temporada das secas deve ser marcada por menor oferta, devido ao baixo volume de chuvas nos primeiros meses do ano, fator que resultou em significativa quebra de produção. No Sul de Minas, por sua vez, produtores seguem intensificando a colheita.

Quanto à safra das águas, Guarapuava (PR) encerra a colheita da segunda parte da temporada neste mês, com bons resultados na média parcial (fevereiro a maio), a R$ 102,79/sc de 50 kg, valor 89% acima das estimativas de custos de produção.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #60 - Exportação de suco de laranja bate recorde de faturamento, mas possível queda da demanda acende alerta
Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta