Melão: Plantio da safra 2020/21 se inicia neste mês no RN/CE

Publicado em 05/06/2020 08:18

Apesar da dificuldade inicial nas negociações internacionais, tendo em vista a pandemia do novo coronavírus, exportadores brasileiros de melão relataram melhor andamento das atividades em meados de maio. Assim, parte do plantio para a campanha 2020/21 deve se iniciar neste mês no Rio Grande do Norte/Ceará, com a colheita prevista entre agosto e setembro – período no qual se encerra a safra europeia, em especial a espanhola, abrindo espaço para o Brasil.

De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, pode ocorrer recuo de área, ainda não quantificado, nesta safra, por conta do mercado doméstico, que está com fraca comercialização e preços cada vez menos interessantes aos produtores. Para se ter ideia, a cotação média de maio fechou a R$ 27,21/cx de 13 kg para o melão amarelo vendido no RN/CE, desvalorização de 14% frente a abril e de 26% em relação a maio de 2019 – período no qual, geralmente, os preços são firmes, em decorrência da menor disponibilidade nacional, já que apenas o Vale do São Francisco (BA/PE) oferta.

Quanto às exportações brasileiras de melão, ainda existem incertezas, mas há indícios de que podem ser positivas. Na Europa, principal compradora, muitos países dão sinais de retomada gradual de suas atividades comerciais, o que pode significar retomada do consumo.

Além disso, a oferta do melão está restrita no local, inicialmente devido às dificuldades nos embarques dos países da América Central e, posteriormente, aos problemas climáticos enfrentados na safra da Espanha e às limitações de mão de obra, que resultaram em menores área e volume colhido. O elevado valor do dólar e do euro frente ao Real também pode favorecer os embarques ao exterior, devido aos retornos bastante atrativos aos exportadores.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #60 - Exportação de suco de laranja bate recorde de faturamento, mas possível queda da demanda acende alerta
Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta