Hortifruti: Atemoia - do Brasil para o mundo!

Publicado em 05/05/2020 09:55

A atemoia tem como grande apelo a tendência por alimentos "exóticos", principalmente no mercado externo, onde a rentabilidade é mais atrativa. No mercado interno, produtores consideram a rentabilidade satisfatória (principalmente a partir de agosto, com ênfase em setembro e outubro – para a fruta temporã/fora de época). E são por estes e outros motivos que a atemoia está entre os seis hortifrútis super-heróis na edição de abril da revisa Hortifruti Brasil.

Dentre os desafios, o maior entrave à produção é a falta de registro de certos defensivos – há produtos que são proibidos em alguns países (limitando a exportação). Além disso, há oscilações na produção devido a problemas climáticos (como frio mais intenso) e à maior incidência de algumas pragas.

Para o mercado interno, a dificuldade está na exigência de mão de obra qualificada, já que a colheita e as podas devem ser realizadas com equipamentos corretos e com os devidos treinamentos (para evitar danos à fruta).

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #60 - Exportação de suco de laranja bate recorde de faturamento, mas possível queda da demanda acende alerta
Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta