Cenoura: Baixa demanda afeta preços em MG e GO
O preço da cenoura nas praças de São Gotardo (MG) e Cristalina (GO) caiu nesta semana (30/03 a 03/04). Após quatro semanas seguidas em alta, a caixa de 29 kg de “suja”, foi comercializada na média de R$ 55,00, queda de 9% em relação à passada.
O cenário ainda é de baixa oferta, reflexo das fortes chuvas de verão e alta amplitude térmica nos últimos meses (de até 10°C no dia), a produtividade teve média de 45 t/ha em março na praça mineira. Apesar do volume reduzido, os impactos do isolamento social para prevenção do coronavírus afetaram a procura pela raiz.
Colaboradores do Hortifruti/Cepea afirmam que a demanda caiu nesta semana, e teve impacto ainda maior para as cenouras “fora de padrão”, como a caixa tipo “A”, que está na média de R$ 30,00, valor 30% inferior ao da semana passada.
A mão de obra no campo e nas lavadoras ainda não foi afetada, sendo assim, os trabalhos de plantio, colheita e beneficiamento continuam. Porém, diante das incertezas, produtores estudam a possibilidade de atrasar o plantio e/ou diminuí-lo nas próximas semanas.