Cebola: Pandemia gera incertezas no mercado

Publicado em 23/03/2020 08:05

 Nesta semana (16 a 20/03) o preço da cebola apresentou novo aumento nas praças produtoras de Santa Catarina. A valorização é reflexo do maior número de pedidos do Nordeste e da redução dos estoques no Sul.

A safra praticamente finalizada no Rio Grande do Sul e no Paraná também contribuem para um menor volume nacional e favorece o aumento das cotações. Nesta semana, a cebola foi vendida a R$ 1,77/kg nas roças catarinenses, valor 23,3% superior ao da passada.

Este cenário tem movimentado as negociações com a Argentina, uma vez que os preços mais altos e a redução dos estoques nacionais atraem a entrada dos bulbos do país vizinho ao nosso. O preço médio na fronteira de Porto Xavier (RS) foi de R$ 45,40/sc de 20 kg da caixa 3 beneficiada.

Diante das incertezas causadas pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o mercado deve ser afetado. Os galpões em Santa Catarina podem ter seu funcionamento limitado, assim como a fronteira com a Argentina pode ter as atividades limitadas.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #60 - Exportação de suco de laranja bate recorde de faturamento, mas possível queda da demanda acende alerta
Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta