Agricultura define zoneamento de risco climático para a cultura da mandioca

Publicado em 13/02/2020 12:15


São Paulo, 13 - O Ministério da Agricultura publicou na quarta-feira, 12, no Diário Oficial da União (DOU), as portarias com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura da mandioca. De acordo com nota do ministério, todas as unidades da Federação foram contempladas no novo estudo, já que a mandioca é cultivada nas mais variadas condições edafoclimáticas e em altitudes que variam do nível do mar a mais de 2 mil metros.

Os novos estudos de Zarc para a mandioca classificam os riscos de produção conforme as condições térmicas e hídricas essenciais ao estabelecimento, enraizamento e ganho inicial de matéria seca nas raízes.

Também foram considerados no modelo agroclimático as categorias de solo, conforme a capacidade de retenção de água associada a textura, e os materiais genéticos para propagação.

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #60 - Exportação de suco de laranja bate recorde de faturamento, mas possível queda da demanda acende alerta
Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta