Banana: Águas do Velho Chico já têm data para chegar ao Ceará

Publicado em 23/01/2020 14:43

As obras de transposição do Rio São Francisco para regiões mais secas ocorrem há anos. Mas, de acordo com notícias veiculadas pela mídia, o processo pode estar se aproximando da conclusão. Atualmente, sabe-se que as águas do "Velho Chico" devem chegar à barragem de Jati, no Ceará (um dos últimos estados), no final de março/20.

No  geral, esse projeto visa a construção de mais de 700 quilômetros de canais, a fim de desviar as águas do Rio São Francisco para Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, com o objetivo de auxiliar no abastecimento de áreas mais secas desses estados e favorecer a agricultura local (incluindo a fruticultura) – se atentando sempre aos possíveis impactos ambientais do processo.

Após chegar à barragem de Jati, as águas devem seguir até o Açude Castanhão, também no Ceará. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, isso pode favorecer a produção de várias frutas no estado – dentre elas, a de banana, visto que a cultura requer grande quantidade de água para seu pleno desenvolvimento. Assim, bananicultores (incluindo exportadores da fruta), podem investir mais na cultura do local em 2020.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #132 - Marca de chocolate do ES promove o terroir da bacia do Baixo Rio Doce
Brócolos ninja são o destaque da semana (11 a 15/11) no atacado da CEAGESP
HF BRASIL/CEPEA: Mesmo com desafios, bataticultura vem sendo promissora nos últimos anos
Tomate/Cepea: Oferta elevada mantém pressão sobre cotações
Cacau sobe para máxima de três meses em Londres
Plantio direto alavanca produtividade de mandioca e hortaliças
undefined