Banana: Águas do Velho Chico já têm data para chegar ao Ceará
As obras de transposição do Rio São Francisco para regiões mais secas ocorrem há anos. Mas, de acordo com notícias veiculadas pela mídia, o processo pode estar se aproximando da conclusão. Atualmente, sabe-se que as águas do "Velho Chico" devem chegar à barragem de Jati, no Ceará (um dos últimos estados), no final de março/20.
No geral, esse projeto visa a construção de mais de 700 quilômetros de canais, a fim de desviar as águas do Rio São Francisco para Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, com o objetivo de auxiliar no abastecimento de áreas mais secas desses estados e favorecer a agricultura local (incluindo a fruticultura) – se atentando sempre aos possíveis impactos ambientais do processo.
Após chegar à barragem de Jati, as águas devem seguir até o Açude Castanhão, também no Ceará. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, isso pode favorecer a produção de várias frutas no estado – dentre elas, a de banana, visto que a cultura requer grande quantidade de água para seu pleno desenvolvimento. Assim, bananicultores (incluindo exportadores da fruta), podem investir mais na cultura do local em 2020.