Hortifruti: O consumidor brasileiro não é mais o mesmo!
Fatores que há algum tempo eram considerados tendências de consumo, hoje se concretizam como novos hábitos do consumidor brasileiro. De acordo com a pesquisa "Estilos de Vida 2019", realizada pela Nielsen, as vendas de produtos saudáveis cresceram 12,7% no ano passado, tendo em vista que o consumidor atual têm adotado uma visão mais integrada entre saúde e meio ambiente.
E isso já tem provocado algumas mudanças nas estratégias de vendas adotadas pelo varejo e na indústria. Enquanto segmentos como higiene, beleza e limpeza têm investido em novas embalagens e produtos com refil para atender a este consumidor, outros, como alimentos e bebidas, buscam oferecer itens com menores teores de sal, açúcar, gordura e calorias.
Isso porque, quando se fala em saúde, os dados apontam que 56% dos consumidores optaram por reduzir o consumo de sal e 57% o de gordura, além de diminuir a ingestão de industrializados no último ano. O relatório também demonstra que os consumidores brasileiros têm valorizado cada vez mais marcas e produtos que transmitam os valores de saúde e sustentabilidade.
Assim, em meio a esse cenário de mudanças, as novas preocupações do consumidor brasileiro podem representar tanto um desafio quanto uma oportunidade para o setor de HF's.