Cebola: Com chuvas, Nordeste tem oferta limitada

Publicado em 10/01/2020 10:59

As praças nordestinas de Mossoró (RN), Vale do São Francisco (PE/BA) e Irecê (BA) apresentam volume reduzido de cebola. As expectativas de término das comercializações são para até meados de fevereiro, sendo necessário comprar bulbos do Sul para abastecimento do mercado.

Produtores potiguares aumentaram a colheita dos bulbos nos últimos dias, devido à chuva que ocorreu na virada do ano, que dificultou sua retirada. Estes optaram por intensificar a colheita, devido à maior frequência de precipitações que prejudicam a qualidade do produto com doenças fúngicas.

Em Irecê, produtores comercializaram o volume estocado durante os dias chuvosos e estão dependendo das condições climáticas favoráveis para conseguir colher os bulbos restantes do campo.

A redução na oferta aliviou o mercado nordestino, elevando as cotações para R$ 0,65/kg, movimento que vem ocorrendo desde a semana do Natal (22 a 29/12). A menor oferta de cebola em Irecê, como também em Mossoró (RN) e Vale do São Francisco (PE/BA), demandou a entrada de bulbos do Sul para abastecimento da região.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #60 - Exportação de suco de laranja bate recorde de faturamento, mas possível queda da demanda acende alerta
Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta