Cebola: Bulbos do Sul dominam o mercado nacional

Publicado em 18/12/2019 14:37

O mês de dezembro tem sido marcado pela maior comercialização de cebola da região Sul do País. Por registrar maior área cultivada, a praça de Ituporanga (SC) é a mais influente no mercado paulistano.

O início de sua safra foi afetado pela maior incidência de chuvas, as quais prejudicaram a aparência da casca da cultivar superprecoce – característica indesejável pelo consumidor. Entretanto, as condições seguem positivas para que a produtividade atinja elevados patamares para as cultivares bola precoce, valessul e crioula, bulbos com maior destaque no cultivo da região catarinense.

A elevada oferta nacional, proveniente das regiões Nordeste e Sul, impactou os preços da cebola e reduziu a rentabilidade dos produtores de Ituporanga. Apesar disso, não foram relatados prejuízos, pois a maior produtividade reduziu o custo por hectare, compensando as baixas cotações.

No caso de São José do Norte (RS) e Irati (PR), o escoamento está lento, devido à opção dos produtores em aguardar a melhora dos preços. Lebon Régis (SC), por sua vez, ainda registra baixa comercialização, com perspectiva de aumento em janeiro de 2020.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #60 - Exportação de suco de laranja bate recorde de faturamento, mas possível queda da demanda acende alerta
Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta