Banana: Exportações decolam em novembro

Publicado em 17/12/2019 10:58

As exportações brasileiras de banana aumentaram significativamente em novembro. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), foi registrado envio total de 9 mil toneladas dessa fruta no mês passado, 51% superior ao de outubro e 28% maior frente a novembro de 2018.

Este aumento está relacionado ao grande volume exportado para o Mercosul, o que não era comum para o período – enquanto 5 mil toneladas foram enviadas para este destino em novembro do ano passado, neste, foram cerca de 8 mil toneladas.

Os maiores envios do Brasil ao bloco, por sua vez, refletem os conflitos político-sociais que estão acontecendo na Bolívia e no Chile, já que os bloqueios de caminhões afetaram o transporte e a comercialização da banana da Bolívia e do Equador para o Mercosul – vale destacar que o Chile é o país de passagem para frutas equatorianas.

Para a virada de 2019/2020, as exportações brasileiras de banana podem se manter em alta, devido ao aumento de oferta no Norte de Santa Catarina (principal região exportadora ao Mercosul) e à melhora na qualidade da fruta.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #60 - Exportação de suco de laranja bate recorde de faturamento, mas possível queda da demanda acende alerta
Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta