Mamão: Primavera é marcada por baixas cotações da fruta

Publicado em 20/11/2019 11:31

Ao contrário dos preços elevados observados anteriormente, a primavera está sendo marcada por baixas cotações do mamão, segundo o Cepea/Hortifruti. Este cenário está relacionado à qualidade limitada (ora por manchas ora por calibres muito graúdos) e à maior oferta de ambas as variedades, já que o aumento das temperaturas acelerou a maturação nas lavouras.

Assim, o formosa foi vendido na média de R$ 0,92/kg no Sul da Bahia entre setembro e outubro/19, mas o valor ainda ficou 56% acima do custo estimado de produção no período. Para o havaí, a média foi menor: R$ 0,53/kg entre setembro e outubro/19, valor 19% inferior na mesma comparação – ou seja, a rentabilidade ficou negativa no mesmo comparativo.

Para novembro, produtores esperam que os preços do mamão aumentem para ambas as variedades, devido à oferta mais controlada na roça e à maior demanda – que está sendo favorecida pelas temperaturas elevadas nos principais centros consumidores do País (Sudeste e Sul).

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #60 - Exportação de suco de laranja bate recorde de faturamento, mas possível queda da demanda acende alerta
Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta