Cebola: Safra 2019 se encerra no Cerrado

Publicado em 19/11/2019 13:57

A safra de cebola se encerrou em Minas Gerais e Goiás na semana passada (11 a 14/11). A área total, cultivada nas praças do Triângulo Mineiro/Alto do Paranaíba e Cristalina (GO), teve redução de 17,84% nesta temporada em relação à passada. O recuo é explicado pela descapitalização de produtores na safra 2018, em decorrência das baixas cotações do período.

Com isso, no geral, a temporada 2019 registrou um cenário de oferta reduzida – contribuindo para as cotações elevadas. Outro fator que colaborou para os preços altos foi o maior volume de chuvas no Cerrado, que elevou a incidência de doenças fúngicas e bacterianas no início da safra e, consequentemente, limitou a produtividade das lavouras.

As cotações médias da temporada, nas praças de Cristalina e Triângulo Mineiro, da caixa tipo 3, foram de R$ 48,02/sc 20 kg e R$ 44,26/sc 20 kg, respectivamente. A rentabilidade positiva, por sua vez, permitiu a capitalização dos produtores – fator que pode incentivar futuros investimentos em área na safra 2020, cuja colheita está prevista para se iniciar em maio/20.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #60 - Exportação de suco de laranja bate recorde de faturamento, mas possível queda da demanda acende alerta
Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta