Custo de produção de batata beneficiada no Sul de MG
Os custos de produção de batata da safra das águas, na região do Sul de Minas Gerais, foram apurados pelo nono ano consecutivo pela revista Hortifruti Brasil. A reunião com produtores e técnicos locais ocorreu em Pouso Alegre (MG), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, em setembro/19. Os dados obtidos representam os custos finais das temporadas das águas 2017/18 e 2018/19 e foram divulgados no Especial Batata 2019.
O perfil típico de uma propriedade na safra das águas do Sul de Minas na temporada 2018/19 se manteve em 10 hectares. Dentre as regiões bataticultoras acompanhadas pelo Cepea, o Sul de Minas, na temporada das águas, é a que apresenta menor inventário de máquinas, já que os produtores são de pequena escala.
A produtividade na temporada 2018/19 aumentou 13% frente à anterior, o que pode indicar que, com a saída de alguns produtores, os que ficam, em geral, aderem mais a tecnologia e adotam melhores padrões de manejo, o que acaba elevando a média da produtividade.