Melão: Volume exportado dobra em outubro
As exportações brasileiras de melão aumentaram significativamente em outubro. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, os pedidos europeus por esta fruta foram bastante positivos no início daquele mês, mas recuaram na segunda quinzena – já que havia um grande volume de melão na Europa. Mesmo assim, os resultados finais foram animadores.
Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume exportado de melão foi de 43 mil toneladas em outubro, quantidade duas vezes superior à de setembro e a maior observada para o mês, desde 2015. A receita também quase dobrou, chegando a US$ 28 milhões no período. Considerando a parcial da safra 2019/20 (agosto a outubro), observou-se uma retomada das exportações – que cresceram 17% em volume (69 mil toneladas) e 9% em receita (US$ 45 milhões) frente à campanha passada.
Destaca-se que a atual campanha de melão brasileiro registra maior diversificação dos destinos – contando com, além dos tradicionais países da Europa, nações da Ásia e do Oriente Médio. Tal diversificação, se bem trabalhada nos próximos anos, pode reduzir a dependência da produção brasileira em relação ao escoamento ao mercado europeu – o qual, atualmente, está estagnado.
Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br