Batata: Após recuperação, cenário segue positivo neste ano

Publicado em 29/10/2019 13:38

De janeiro a 24/outubro de 2019, os preços da batata padrão ágata especial nos atacados paulistanos estiveram 102% maiores (R$ 132,83/sc de 50 kg) em relação ao mesmo período do ano passado (R$ 65,66/sc). Apenas em outubro/19, as cotações ficaram 70% mais altas que outubro/18. O principal motivo é a redução de área cultivada neste ano, devido à crise do setor em 2017 e 2018.

A produtividade, por sua vez, vem sendo satisfatória a ponto de atingir números recordes. Nas praças acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea, a média de setembro foi de 903 sacas por hectare (o maior de toda a série histórica, iniciada 2001). Esse rendimento se deve ao clima mais seco e ameno, que favoreceu o bom desenvolvimento das lavouras, sendo que em várias regiões há sistemas de irrigação (sobretudo em longos períodos de seca), permitindo o controle da umidade. Além disso, a incidência de doenças foi menor e, as pragas, controladas, frente ao crescente nível tecnológico e melhora no manejo por parte dos produtores.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau