CNA defende medidas para facilitar exportações de frutas frescas
O presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Roberto Barcelos, reuniu-se na quinta (17) com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para pedir a desburocratização nos despachos aduaneiros em aeroportos para exportação de frutas frescas.
“Ainda há gargalos operacionais e de infraestrutura nos despachos. Como se trata da exportação de frutas frescas, qualquer atraso pode comprometer a qualidade do produto exportado”, afirma Barcelos. Em alguns casos, por conta deste atraso, a perda de carga chega a 7% do volume exportado.
A ministra informou que o ministério se empenhará em resolver o problema, pois com a abertura de outros países para as frutas brasileiras, será preciso modernizar estas operações para atender os setores da forma que o agro precisa.
O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal, afirmou que a pasta vai buscar ações de curto, médio e longo prazo para aprimorar os processos em conjunto com o setor.
Também participaram da reunião o coordenador de Produção Agrícola da CNA, Maciel Silva, e representantes da Abrafrutas.