Uva: Exportações se aquecem no Vale

Publicado em 04/10/2019 14:49

As exportações de uva do Vale do São Francisco (PE/BA) finalmente se aqueceram, com a chegada da semana 40 (30/09 a 04/10). Este cenário refletiu nos preços internos das sem semente: a arra 15 teve cotação média de R$ 7,16/kg e a BRS vitória, de R$ 6,00/kg, aumentos respectivos de 4,8% e 0,9% frente à semana passada - ambas embaladas.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, os maiores pedidos vieram em boa hora, já que, até então, com o ritmo lento das exportações, as uvas estavam sendo enviadas ao mercado interno, que acabou ficando saturado. Vale ressaltar que, diferentemente do ano passado, a Itália, grande concorrente para este mês, está com bons volumes destinados aos envios internacionais, deixando menos espaço para outros países exportadores, como o Brasil.

De fato, os dados divulgados pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior) indicam forte queda nas exportações de uva na parcial do segundo semestre (julho a setembro/19): em volume, o Brasil exportou 58% menos do que no mesmo período do ano passado. Apesar disso, produtores estão animados com as próximas semanas, com expectativa de que as exportações melhorem ainda mais.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau