Melão: Qualidade afeta vendas no Vale

Publicado em 22/03/2019 12:33

Apesar da baixa oferta em âmbito nacional, produtores de melão do Vale do São Francisco (PE/BA) estão com dificuldade em obter melhores remunerações. Isso porque, atravessadores, atacadistas e até mesmo o consumidor, estão com receio de pagar mais por uma fruta que pode apresentar qualidade inferior.

E esse desafio em relação à qualidade do melão é resultado das chuvas esporádicas na região, que aumentaram a incidência de podridões e, assim, reduziram o tempo de prateleira da fruta. Além disso, segundo agentes, as precipitações também podem causar a lixiviação de potássio – essa perda, por sua vez, impediria o acúmulo de açúcar pelas frutas, diminuindo o obrix e, consequentemente, afetando o sabor.

Esse cenário ocorreu apenas em algumas lavouras do Vale, mas acabou comprometendo a praça como um todo. Assim, nesta semana (18 a 22/03), o preço médio do amarelo tipo 6 e 7 foi de R$ 28,33/cx de 13 kg, valor 1% inferior ao da semana passada.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau