Melão: Cotações dos nobres estão positivas em 2018/19?

Publicado em 20/03/2019 14:01

Com a safra 2018/19 do Rio Grande Norte/Ceará se encerrando, já é possível observar o comportamento dos preços dos melões nobres nesta campanha – bastante influenciados pela oferta.

Para o gália e o cantaloupe, variedades pouco demandadas pelos brasileiros, houve maior disponibilidade no mercado doméstico. Assim, de agosto/18 até a primeira quinzena de março/19, ambas se desvalorizaram em 10% e 15% na região potiguar/cearense, respectivamente. Vale ressaltar que, para o cantaloupe, apesar do menor cultivo nesta temporada, os menores embarques internacionais resultaram em maior volume disponível no Brasil, pressionando as cotações.

Já o orange e o pele de sapo apresentaram desempenho positivo, com altas de 24% e 14%, respectivamente, nos valores comercializados pelos produtores do RN/CE no mesmo período – fato relacionado, principalmente, à oferta mais controlada. Com os últimos embarques ocorrendo neste mês, grande parte dos melonicultores já encerrou suas atividades neste semestre. Assim, a produção de nobres deve cair, favorecendo o aumento das cotações nos próximos meses.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau