Melão: Oferta nacional segue baixa

Publicado em 15/03/2019 12:48

Na Ceagesp, o melão amarelo se desvalorizou 4% nesta semana (11 a 15/03). Segundo agentes, a oferta nacional da fruta permaneceu baixa, mas a demanda oscilou bastante – ora pelos altos preços na roça, que fizeram o produto chegar mais caro ao consumidor final, ora pela qualidade aquém do esperado. Além disso, as chuvas na capital paulista nos últimos dias também reduziram a procura pelo melão, considerado refrescante.

Assim, nesta semana, o preço médio do amarelo tipo 6 e 7 foi R$ 28,25/cx de 13 kg, valor que, segundo atacadistas, limitou bastante as margens de comercialização. Vale ressaltar que essa média de cotações se referem, principalmente, às vendas de frutas de qualidade mais garantida. Todavia, no período, chegaram a ser negociados melões amarelos por preços até 25% menores do que a média por conta da elevada ocorrência de bacterioses, como as podridões no talo – os chamados “bicos”.

Para a próxima semana, o cenário de preços é ainda muito incerto, mas deve continuar refém da qualidade das frutas e do comportamento da demanda.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau