Maçãs da Argentina são bloqueadas na fronteira

Publicado em 07/03/2019 12:25

O Brasil fechou a fronteira para maçãs e peras originárias das províncias argentinas de Río Negro e Neuquén, de acordo com notícia veiculada pelo Fresh Fruit Portal. A decisão ocorreu após a detecção de pragas em embarques para o País – até a medida ser adotada, oito caminhões tentaram entrar no território brasileiro com larvas de mariposas em suas cargas, mas foram bloqueados.

O órgão de controle fitossanitário da Argentina (Senasa) está negociando com o Ministério da Agricultura do Brasil para restaurar o acesso ao mercado. Além disso, está expandindo o controle sobre os produtores e exportadores locais para tratar o problema.

Vale ressaltar que, em 2015, o Brasil suspendeu o acesso de maçãs e peras argentinas por semanas, pela mesma razão. O cenário, portanto, pode interferir na dinâmica de comercialização das maçãs importadas, visto que a Argentina representa um dos principais fornecedores da fruta ao País.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau