Banana: Fevereiro se encerra com cotações firmes

Publicado em 28/02/2019 10:55

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, os preços da banana foram positivos em fevereiro. Além das cotações firmes para a prata (cenário já esperado), devido à  "entressafra", bons retornos também foram observados para a nanica – a qual registrou oferta controlada no período.

Este cenário positivo para a nanica, por outro lado, não era esperado por agentes, pois a colheita da variedade geralmente se intensifica em fevereiro. Neste ano, contudo, as elevadas temperaturas em meses anteriores adiantaram a "safra" para a virada do ano nas principais regiões produtoras (Vale do Ribeira e Norte de Santa Catarina), resultando em menor disponibilidade da fruta neste início de 2019.

Vale ressaltar, porém, que produtores estão receosos (mesmo com a valorização), em decorrência do recente tombamento dos bananais, influenciado por fortes vendáveis em ambas as praças. Segundo agentes, o cenário pode causar prejuízos consideráveis em curto prazo, mas o impacto deste novo evento ainda está sendo mensurado por bananicultores locais.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau