Cenoura: Chuvas e altas temperaturas elevam descarte em MG

Publicado em 15/02/2019 15:40

A oferta em São Gotardo (MG) diminuiu ainda mais nesta semana (11 a 15/02), alavancando os preços em 14,3% quando comparados aos da passada e fechando a R$ 40,00/cx de 29 kg “suja”.

O volume descartado se ampliou com a incidência elevada de pintas e nematoides, devido à elevada umidade em novembro/18, momento cujo plantio da safra de verão 2018/19 estava ocorrendo, e às altas temperaturas.

O clima quente também vem causando distúrbios fisiológicos nas plantas, aumentando o problema com bifurcação. A produtividade da semana alcançou média de 37 t/ha em São Gotardo, rendimento aquém do potencial da região.

Frente ao mesmo período do ano anterior, a média de preços na parcial do mês de fevereiro/19 (até o dia 15) ficou 91,2%superior. Neste ano, as temperaturas estão ainda mais altas, elevando os descartes e, além disso, há redução de área, o que reflete em queda na oferta frente à safra 2017/18.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau