Mamão: Exportações encerram 2018 em alta

Publicado em 21/01/2019 10:32

As exportações brasileiras de mamão cresceram em 2018. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), os resultados foram positivos em volume e, principalmente, em receita – enquanto os envios atingiram o total de 42,7 mil toneladas (superando em 9% o volume exportado em 2017), o ganho foi de US$ 50 milhões (alta de 21% na mesma comparação).

A demanda externa pelo mamão brasileiro, praticamente constante em todo o ano passado, foi o principal motivo deste aumento. O destaque, por sua vez, fica para a União Europeia, que continuou como principal compradora da fruta nacional, sendo responsável pela importação de cerca de 89% do volume comercializado pelo Brasil.

Para 2019, a expectativa de mamocultores é de que os envios sigam positivos para o setor, por conta das compras firmes por parte dos principais importadores do mamão brasileiro. Para o primeiro semestre, contudo, algumas restrições poderão ser observadas: o ano começou com baixa oferta de havaí e o formosa pode registrar menor volume entre fevereiro e março, devido ao período de  "pescoço". Estes fatores, portanto, podem afetar o volume exportado no início deste ano.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau