Melão: Chuva atrapalha colheita no RN/CE

Publicado em 18/01/2019 13:26

Com menor oferta nesta semana (14 a 18/01), o preço de melão se elevou no Rio Grande do Norte/Ceará. Devido às chuvas em algumas áreas no início da semana, houve atraso na colheita para determinados produtores. Além disso, para estes, também foi necessário colocar as frutas em quarentena – processo que consiste em embalar os melões e mantê-los armazenados e em observação por 72 horas para garantir a sanidade das frutas –, principalmente o amarelo e o pele de sapo.

Isso levou a uma pequena redução na oferta, que somada a uma maior demanda, valorizou a fruta em 3%, que fechou a semana com preço médio de R$ 20,17/cx de 13 kg para o amarelo tipos 6 e 7. Vale destacar que, a oferta de melões ainda pode ter redução para o mercado doméstico até o final do mês devido a dois fatores: exportações e fim de safra no RN/CE. Enquanto as exportaçõesainda são prioridade, grande parte do plantio desta praça já foi finalizado em dezembro e alguns produtores plantaram menos por receio das chuvas. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, também é esperada menor produtividade em janeiro por conta das elevadas temperaturas, que podem levar ao abortamento de flores, reduzindo a produção e, consequentemente, a oferta.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau