Melão: Vendas recuam no início de 2019

Publicado em 11/01/2019 15:59

A menor oferta no Vale do São Francisco (BA/PE) fez com que o melão amarelo se valorizasse nesta semana (07 a 11/01). Devido à elevada concorrência com a fruta do Rio Grande do Norte/Ceará nos últimos meses, alguns produtores optaram por reduzir o plantio, o que levou a uma pequena diminuição na oferta. Com isso, o preço médio na semana foi de R$ 1,08/kg, valorização de 5%, e a comercialização se concentrou a granel para os mercados do Norte e Nordeste.

Em contrapartida, no Rio Grande do Norte/Ceará, os preços tiveram uma queda de 8% no fechamento desta semana, devido a um recuo na demanda, uma vez que as vendas foram menores nos últimos dias do que nas semanas de festas – Natal e Ano Novo. Já a oferta do melão potiguar/cearense se manteve, apesar de alguns problemas encontrados por produtores devido às chuvas, que mesmo breves, atrasaram a colheita em algumas áreas.

Segundo colaboradores, a maior preocupação agora é a possibilidade de ocorrência de bacterioses e redução da qualidade dos melões (efeito do menor ºbrix), o que facilmente poderia desvalorizar a fruta, cenário que já poderá ser observado a partir da próxima semana.


Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau