Banana: Fechando com chave de ouro: prata se mantêm em alta

Publicado em 21/12/2018 13:07

As cotações da banana prata seguiram aumentando nesta semana (17 a 21/12), e devem encerrar o ano de 2018 em alta. Segundo agentes consultados, o principal motivo para os preços altos é o baixo volume de banana prata no território nacional, que impulsionou as cotações nas últimas semanas.

Como perspectiva para o final do ano, colaboradores do Hortifruti/Cepea relatam que os preços podem aumentar ainda mais, à medida que a oferta se reduz. Segundo eles, pode até faltar fruto para a comercialização – já sendo identificado cancelamento de carga por falta de mercadorias.

Neste cenário, a maior valorização na semana foi da região do Norte de Santa Catarina – há dias desvalorizada, subiu cerca de 30% do preço anterior –, que comercializou a variedade a média de R$ 0,70/kg. Assim, produtores fecham o ano  com “chave de ouro”, mas já prevêem preços mais baixos em fevereiro de 2019, quando a oferta volta a se tornar mais expressiva.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau