Banana: Como ficará a bananicultura no Vale do Ribeira?

Publicado em 14/11/2018 09:57

Como noticiado anteriormente, a região do Vale do Ribeira (SP) foi atingida por fortes vendavais no início de novembro, os quais derrubaram parte dos bananais. Como resultado, produtores paulistas relataram grandes prejuízos.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as plantações mais afetadas deveriam ser colhidas na “safra” de nanica – a qual ocorreria entre dezembro/18 e janeiro/19. Assim, um menor volume deverá ser observado nesta temporada, fator que poderá favorecer os preços (mesmo que sejam insuficientes para recuperar os danos). A estimativa é de que os prejuízos totalizem R$ 8,5 milhões, desfavorecendo ainda mais os bananicultores da região.

O impacto deste evento poderá trazer consequências, ainda, para a próxima colheita – já que as frutas não terão o mesmo tempo de maturação, resultando em menor qualidade. Além disso, as plantas, que ficaram com poucas folhas nos pés, estão sendo retiradas. Este cenário, por sua vez, poderá favorecer a comercialização de outras praças concorrentes.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau