Uva: Temporal atinge vinhedos da Serra Gaúcha e compromete produção

Publicado em 12/11/2018 11:33

Um temporal, acompanhado de chuva de granizo, atingiu a Serra Gaúcha na quarta-feira retrasada (31/10), e comprometeu drasticamente a produção de uvas na região. De acordo com o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), os prejuízos foram estimados em R$ 300 milhões e comprometeram pelo menos 70% da safra de uva indústria. Alguns agricultores acreditam que os danos aos parreirais também prejudicarão a safra 2019/20. De acordo com dados do Inmet, os ventos chegaram a 90 km/h em alguns municípios.

Segundo viticultores da região, o seguro não deve cobrir a totalidade das perdas produtivas desta safra, principalmente aos parreirais que ainda estavam em período de desenvolvimento dos cachos. Desta forma, a retomada para a próxima safra deve ser dificultada – e uma queda de área na vitivinicultura do Rio Grande do Sul pode ocorrer em 2019.

Dentre os municípios afetados estão Bento Gonçalves (RS), que corresponde a cerca de 85% da produção vitícola do estado, além de Nova Pádua – que declarou estado de emergência –, Nova Roma do Sul e Flores da Cunha. De acordo com o relatório da Emater gaúcha, cerca de 13 mil hectares foram atingidos – totalizando um terço da área produtiva do RS, comprometendo variedades tardias (que estavam em plena florada) e outras variedades, em frutificação. Além dos prejuízos na viticultura, outras culturas também foram afetadas, como a cebola e as frutas de caroço.

Ainda de acordo com a Emater, produtores deverão investir na atividade de repoda das áreas que não foram totalmente destruídas e fortalecer a adubação nitrogenada, além dos tratos fitossanitários, que deverão se prolongar até o próximo outono. Com o aumento da demanda por fungicidas, produtores já sentem dificuldade na aquisição do produto. Neste cenário, a rentabilidade da região deve ser severamente afetada.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do cacau em NY sobem na ICE Preços do cacau em NY sobem na ICE
Do Grão à Barra #142 - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) realiza missão para fortalecer parceria entre países produtores de cacau Do Grão à Barra #142 - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) realiza missão para fortalecer parceria entre países produtores de cacau
Roraima: Frutos só poderão ser comercializados se vierem de áreas com certificação sanitária
Cacau sobe com expectativa de safra ruim na Costa do Marfim
Portaria estabelece estrutura de coordenação entre órgãos públicos para fortalecer ações contra a vassoura de bruxa da mandioca
Fruit Attraction São Paulo irá discutir desafios e oportunidades para expansão da fruticultura brasileira no comércio internacional