Melancia: Uruana encerra temporada 2018

Publicado em 08/11/2018 10:51

A safra de melancia em Uruana (GO) está praticamente finalizada, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea. Na semana passada (29/10 a 1º/11), grande parte dos produtores já havia encerrado os trabalhos, restando apenas poucos frutos para colheita nas roças. Com as chuvas de outubro, melancicultores aceleraram as atividades de campo na praça, a fim de minimizar as perdas.

As cotações médias (de abril a outubro) estiveram em R$ 0,66/kg para a melancia graúda (>12 kg), avanço de 37,5% em relação ao mesmo período de 2017. Com isso, a rentabilidade unitária registrada na safra 2018 foi superior à de 2017, com cotações 66,3% acima dos custos médios.

Apesar dos preços superiores nesta temporada, no geral, colaboradores observam que os resultados deixaram a desejar. Isso porque, os maiores valores foram verificados principalmente no início da safra, em abril – sendo que, no pico da colheita, as cotações da melancia permaneceram mais próximas do custo de produção. Neste cenário, a margem de lucro abaixo do esperado pode limitar os investimentos em novas áreas em 2019.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau