Uva: Vinho brasileiro ganha espaço no mercado internacional

Publicado em 22/10/2018 08:50 e atualizado em 22/10/2018 09:51

As exportações de vinho brasileiro vêm crescendo neste ano, impulsionadas por maiores iniciativas de promoção da bebida nacional no mercado externo, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Além disso, conforme pesquisadores do Cepea, as exportações brasileiras também foram impulsionadas pela maior demanda por espumantes. De acordo com a Secex, entre janeiro e agosto deste ano, o Brasil embarcou 2,8 milhões de litros da bebida, aumento de 53% frente ao mesmo período de 2017. A receita obtida com essas vendas, por sua vez, somou US$ 6 milhões (FOB). Dentre os principais destinos do vinho brasileiro estão Paraguai, Estados Unidos e Reino Unido. Para os próximos anos, a perspectiva é de crescimento para o setor, visto que a safra gaúcha deste ano vem apresentando boa qualidade, a produtividade aumentou em 2017 e também devido a projetos de incentivo ao consumo da bebida nos mercados nacional e internacional. Vale lembrar, ainda, que a produção de espumantes do Vale do São Francisco também vem crescendo, o que pode contribuir para o aumento do volume destinado ao mercado externo.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau