Melão: Safra começa em menor ritmo

Publicado em 09/10/2018 17:25

As exportações de melão da temporada 2018/19 se iniciaram com ritmo lento em agosto, no Rio Grande do Norte/Ceará. Assim, o volume embarcado da fruta foi 37% inferior na parcial da safra (agosto e setembro), em relação ao mesmo período da temporada anterior, totalizando apenas 26 mil toneladas, de acordo com dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior). A receita adquirida foi ainda menor (-41%), com arrecadação de US$ 19 milhões.

Neste mesmo período, alguns dos principais destinos (como Holanda, Inglaterra e Espanha) reduziram os pedidos de melão brasileiro e foram, consequentemente, os maiores responsáveis por esta queda nos embarques nacionais. Com isso, a Europa – principal consumidora da fruta – importou menos da metade do volume do ano passado.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a safra espanhola pode ter sido um dos motivos para o ocorrido, uma vez que seu atraso e a elevada produção causaram saturação do mercado europeu no início das exportações brasileiras. Vale ressaltar, ainda, que frutas concorrentes (como a melancia) vêm ganhando espaço no mercado internacional, atraindo maior atenção dos consumidores locais.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau