Cebola: Após chuvas, preços sobem no Cerrado

Publicado em 21/09/2018 11:36

Nesta semana (17 a 21/09), os preços da cebola na região do Cerrado reagiram devido a adversidades climáticas. Em Santa Juliana (MG), as chuvas mais intensas durante a semana reduziram o ritmo de colheita e, com isso, o bulbo se valorizou. A média dos preços da caixa 3 beneficiada em Santa Juliana ficou em R$ 13,33/sc de 20 kg, alta de 48,1% em relação à semana passada. 

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, uma alternativa foi proteger as hortaliças por lonas para reduzir os impactos das chuvas. Contudo, bulbos que já estavam com problemas com perda de pele – causados pelas altas temperaturas e falta de água – podem perder qualidade e serem descartados.

Em Cristalina (GO), o cenário é similar, visto que as chuvas também estão atrasando a colheita. Desde de segunda-feira (17), os trabalhos na roça foram paralisados e os bulbos não foram retirados da roça, com exceção da quarta (19), quando a chuva deu uma trégua. Desta forma, apenas as cebolas estocadas estão sendo comercializadas. 

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau