Banana: Maior oferta pressiona rentabilidade da prata
A oferta de banana prata deve seguir aumentando nas próximas semanas, com a intensificação da "safra" nas principais regiões produtoras acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea. A maior disponibilidade tem sido verificada no mercado desde julho, pressionando as cotações. Naquele mês, a variedade foi comercializada por R$ 0,85/kg, em média, e por R$ 0,70/kg em agosto no Norte de Minas Gerais, valores respectivamente 45% e 55% menores que a média do primeiro semestre deste ano.
Os valores em setembro/18 podem chegar próximos aos de novembro de 2017, quando as cotações ficaram abaixo do custo de produção. Neste cenário, a rentabilidade unitária da banana prata tem sido pressionada desde julho nas regiões produtoras de Minas Gerais (norte do estado e Delfinópolis), Bom Jesus da Lapa (BA) e do Vale do São Francisco (BA/PE).
Nos dois primeiros meses do segundo semestre (julho e agosto), os preços médios estiveram acima do valor estimado para cobrir o custo de produção de um quilo da fruta nessas regiões: no Vale do São Francisco, por exemplo, a cotação foi 14% maior que o custo. Apesar da alta do dólar frente ao Real em 2018, os gastos estão controlados, o que permitiu rentabilidade positiva nestes meses.
Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br