Produtores de flores e morangos de Atibaia driblam estiagem com técnicas de irrigação

Publicado em 17/09/2018 10:34
Economizando água, agricultores da região colhem 4 toneladas da fruta por ano e respondem por 25% da produção nacional de flores.

A estiagem já prejudicou muito a produção de flores e de morangos de Atibaia, no interior de São Paulo. Mas, de uns anos para cá, os agricultores estão investindo em técnicas de irrigação e consumo de água.

A aposta no plantio de flores na região é grande: cerca de 25% da produção nacional sai de lá. Outro produto importante é o famoso morango: são mais de 4 mil toneladas colhidas por ano.

Na plantação da família de Thiago Tsuji mais de 50 mil vasos de dez espécies de flores diferentes são produzidos por mês. Mas não era assim há 5 anos, principalmente por conta da crise hídrica – a propriedade fica às margens do rio Atibaia, um dos que formam o Sistema Cantareira que, em 2013, chegou ao nível mais baixo da história.

Leia a notícia na íntegra no site do Globo Rural

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau