Cebola: Estocar e exportar são alternativas para limitar prejuízos em SP

Publicado em 14/09/2018 16:02

Nesta semana (10 a 14/09) os preços da cebola caíram novamente em todas as regiões produtoras de São Paulo. Em São José do Rio Pardo (SP), alguns produtores continuam estocando os bulbos, tanto em galpões quanto nas lavouras.

Entretanto, devido ao clima mais quente durante a semana, a hortaliça não pôde ficar tanto tempo na roça para não ter a qualidade afetada. Em Monte Alto (SP), as exportações de “saquinho” de 18 kg para o Paraguai e Argentina permanecem, sendo uma alternativa de escoar a mercadoria excedente.

Em agosto, foram exportadas 6,5 mil toneladas de cebolas brasileiras no total, segundo a Secex. Além da Argentina e Paraguai, o Uruguai também começou a importar cebola nacional nesta semana.

Mesmo com a tentativa de armazenamento e as exportações, devido à oferta elevada os preços comercializados não são suficientes para pagar os custos de produção, gerando prejuízos aos produtores nas últimas três semanas. A média dos preços em Monte Alto ficou em R$0,20/kg na roça, queda de 16,7% em relação a semana passada.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau