Melancia: Queda no volume marca início das exportações

Publicado em 13/09/2018 12:40

O período de exportações de minimelancias teve início em agosto, segundo o calendário usual relatado por colaboradores do Hortifruti/Cepea. Contudo, neste ano, o início dos envios brasileiros teve ritmo lento, já que a Espanha ainda não havia encerrado sua colheita. Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), foram enviadas 2,1 mil toneladas de minimelancias à União Europeia em agosto, redução de 40,4% frente ao mesmo mês de 2017.

Na Espanha, a safra se iniciou mais tarde. Além disso, as chuvas abundantes proporcionaram boas produtividade e qualidade, o que aumentou a competição com as frutas de outros países.

Quanto ao cultivo de melancias no Rio Grande Norte/Ceará, principal região exportadora, apesar da crise hídrica persistente, o volume de água disponível para irrigação tem sido suficiente, e a incidência de pragas é baixa. Assim, para setembro, a expectativa é de recuperação no volume enviado, à medida em que a safra da Espanha se aproxima da finalização.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção de limão tahiti conquista certificação de agricultura sustentável Produção de limão tahiti conquista certificação de agricultura sustentável
Exportação de frutas para a Europa cresce no primeiro trimestre de 2025 Exportação de frutas para a Europa cresce no primeiro trimestre de 2025
Cenoura/Cepea: Safra de verão24/25 de São Gotardo é marcada por preços baixos
Importação de cebola pelo Brasil aumenta quase cinco vezes em março
Mandioca/Cepea: Moagem no 1º quadrimestre fica acima de 1 milhão de t
Jornada BASF Nunhems - Episódio 4