Uva: Podas para exportação terminam no Vale

Publicado em 04/09/2018 12:59

As áreas destinadas à produção de uvas para exportação do Vale do São Francisco (PE/BA) finalizaram as podas em agosto, de acordo com viticultores consultados pelo Hortifruti/Cepea. A expectativa dos produtores é de boas produtividade e qualidade das frutas. Esse cenário e a alta da cotação do dólar (acima dos R$ 3,50) têm animado exportadores, que esperam manter os envios pelo menos nos mesmos patamares do ano passado.

Os embarques de uvas sem semente à União Europeia devem ter início na semana 37 (de 10 a 16 de setembro), seguindo até a 47 (de 19 a 25 de novembro). Já os envios à Argentina se iniciaram aos poucos em junho, quando a baixa oferta limitou a exportação.

Os embarques brasileiros ao país vizinho se intensificaram na semana 32 (de 6 a 12 de agosto), impulsionados pela maior oferta. Vale ressaltar que, neste ano, a demanda argentina pode apresentar mudança de perfil: com a redução da área da uva red globe no Vale, a tendência é de menor participação desta variedade, sendo substituída pela sweet jubilee (com semente), que tem tido boa aceitação na Argentina. Em 2017, o Brasil exportou 2,8 mil toneladas ao mercado argentino, alta de 148% frente a 2016 – com predominância de red globe, segundo agentes.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau