Cebola: Produtores estão estocando cebolas no MG; entenda por quê

Publicado em 31/08/2018 17:45

Nesta semana (27 a 31/08), os preços da cebola caíram novamente no Cerrado, devido à alta oferta de cebolas. Na região do Triângulo Mineiro, uma estratégia dos produtores para evitar a comercialização a preços baixos é a estocagem dos bulbos, tanto na roça quanto em barracões. 

Porém, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a hortaliça consegue ser armazenada somente por até 10 dias, devido a cultivar plantada da região não ser apropriada para armazenamento. A média dos preços da caixa 3 beneficiada em Santa Juliana (MG) ficou em R$ 11,12, queda de 12,2% em relação à semana passada.

Na região de Cristalina (GO), o intervalo na colheita – que teve início semana passada – deve se estender até a próxima semana, resultando, aproximadamente, 15 dias sem colheita na praça goiana. O intervalo ocorreu porque os bulbos foram retirados precocemente do campo, no intuito de produtores conseguirem aproveitar as altas cotações da hortaliça entre abril e maio.

Desta forma, os bulbos ainda não atingiram o período ideal de cura e, além disso, produtores estão “segurando” a colheita na expectativa de possível melhora nas cotações. Para as próximas semanas, os preços não devem ter grandes alterações pois a oferta ainda deve ser elevada.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau