Maça: Preço segue firme mesmo com vendas lentas

Publicado em 31/08/2018 17:40

 Nesta semana (27 a 31/08), o ritmo do mercado de maçãs ficou semelhante ao da última, com vendas um pouco mais lentas em relação à primeira quinzena do mês. Dessa maneira, a média das cotações da maçã gala graúda Cat 1 foi de R$ 71,50/cx de 18 kg na região de Fraiburgo (SC), valor apenas 1% menor em relação à última semana. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, o fim de mês e o leve aumento dos preços nas últimas semanas podem ter retraído a demanda pelas frutas. Além disso, a característica miúda das maçãs na safra 2017/18 tem impactado o escoamento de maneira geral, visto que o perfil não é demandado nas regiões Sul e Sudeste. 

Vale ressaltar, também, que a gala ainda tem sido a variedade com melhor saída – dado que a fuji está em menor quantidade no mercado e também tem apresentado o problema de podridão carpelar em alguns lotes. A expectativa é de que, a partir de setembro a procura pelas maçãs seja melhor que agosto, visto que o mês apresenta um histórico melhor de vendas e rentabilidade. Além disso, o clima mais quente e menos instável pode gerar um melhor consumo de frutas, podendo impactar positivamente nas vendas da maçã.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau