Mamão: Mesmo com melhor preço do RN/CE, rentabilidade é limitada

Publicado em 14/08/2018 15:14

Ao contrário de outras regiões produtoras, mamocultores do Rio Grande do Norte/Ceará estão obtendo melhores cotações neste ano. Esse cenário se deve, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, à menor concorrência com outras praças e à baixa oferta na região.

Assim, na parcial do ano (janeiro a julho), os preços do havaí potiguar/cearense fecharam 214% superiores aos do Sul da Bahia, por exemplo, a R$ 1,51/kg. O formosa, por sua vez, foi vendido a R$ 0,85/kg no RN/CE, valor 15% superior ao do Norte do Espírito Santo.

Em contrapartida, as boas cotações não significam que a rentabilidade dos mamocultores do Rio Grande do Norte/Ceará tem sido melhor frente às outras regiões – a praça tem elevado custo de produção, em decorrência dos problemas frequentes relacionados à disponibilidade de água (sendo necessário cavar poços e corrigir a salinidade) e às viroses, que prejudicaram bastante a produção local em períodos de chuva.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações
Mercado da China está aberto para a uva do Brasil, mas primeiros embarques devem ficar para 2025
Mamão/Cepea: Feriados e aumento na oferta refletem em nova queda nos preços
Banana/Cepea: Preços praticamente se estabilizam em Delfinópolis
Batata/Cepea: Choque de oferta na bataticultura!
Embrapa e IBPecan assinam parceria com instituições do Uruguai e da Argentina para troca de informações sobre a nogueira-pecã
undefined