Alface: Comercialização de mudas diminui nos viveiros paulistas

Publicado em 14/06/2018 17:30

A venda de mudas de alface pode continuar reduzida em junho nas regiões paulistas de Ibiúna e Mogi das Cruzes, visto que o inverno se aproxima e que os preços das folhosas já começam a diminuir nas roças do estado. Em maio, o número de bandejas comercializadas caiu 14,11% em Mogi das Cruzes e 7% em Ibiúna, em média, frente ao de abril(considerando as três primeiras semanas do mês, já que na última não houve comercialização, devido à paralisação dos caminhoneiros).

Essa queda pode estar atrelada a dois motivos: proximidade da safra de inverno, quando o plantio costuma ser menor, e sobras em algumas lavouras, por conta das consecutivas desvalorizações das alfaces desde o início de maio – o que contribui para desestimular o transplantio.

O atraso no ciclo de desenvolvimento das folhosas, devido ao clima mais frio, também afetou as vendas de mudas, principalmente no início do mês passado. Como as alfaces levam mais tempo para serem colhidas neste período, o espaço nas lavouras destinado a novos plantios diminui, o que também ajuda a reduzir o número de pedidos de mudas para transplantio, de acordo com viveiristas consultados pelo Hortifruti/Cepea.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau
Preços do cacau sobem em meio a foco renovado em problemas de oferta