Melão: Produto brasileiro se valoriza no mercado internacional

Publicado em 13/12/2017 08:15

As exportações brasileiras de melão cresceram em novembro frente ao mês anterior e também a novembro/16 (tanto em termos de volume quanto de receita). Segundo a Secex, no mês passado, foram embarcadas 42,6 mil toneladas da fruta, com receita de US$ 31,2 milhões, respectivas altas de 9% e de 23% frente a nov/16. Os envios à União Europeia costumam aumentar nesta época, para atender a demanda para as festas de fim de ano. Além disso, a exclusividade do Brasil em abastecer a UE no período estimulou a valorização do melão. De acordo com o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), apenas o melão brasileiro tem entrado nos portos de Rotterdam (Holanda) e de New Covent Garden (Reino Unido) – os de maior importância para o mercado. Em novembro, o melão amarelo teve média de US$ 11,24/cx de 10 kg no mercado britânico, alta de 10% frente ao mesmo mês do ano passado. No porto holandês, a média da variedade foi de US$ 9,53/cx de 10 kg. No início do próximo ano, porém, a entrada de outros países fornecedores, como Honduras e Costa Rica, no mercado europeu deve pressionar os valores pagos pelo produto brasileiro. 

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau
Preços do cacau sobem em meio a foco renovado em problemas de oferta
HORTI RESENHA #59 - Uso de tecnologia reduziu perdas do limão tahiti no varejo de 25% para menos de 3%