Safra de mandioca registrará queda este ano em lavouras da BA e do PR

Publicado em 01/08/2016 10:47

A safra de mandioca vai ser menor esse ano no Paraná e na Bahia. A lavoura sentiu os efeitos da falta de chuva nos dois grandes estados produtores da raiz.

A agricultora Marinalva Cerqueira está entre os três mil agricultores familiares que plantam mandioca em Irará, no leste da Bahia. A pequena plantação fica bem ao lado da casa onde mora.

Este ano, o tempo não ajudou muito o cultivo da mandioca. As chuvas, esperadas para o início de abril, chegaram com dois meses de atraso.

Mesmo assim, agricultora Marinalva Cerqueiranão deixou de plantar. Ela tem esperança que as chuvas dos próximos meses compensem esse atraso. “É que o mês de agosto também a gente tá esperando uma chuva. Com fé em Deus. Estão todos otimistas”, diz.

A cidade de Irará é o segundo maior produtor de mandioca do estado. A última safra foi de 54 mil toneladas. Mas este ano a expectativa é de uma safra 40% menor. A falta de farinha já fez o preço mais do que dobrar. A saca, que o produtor vendia R$ 80, sai por R$ 170.

Veja a notícia na íntegra no site do Globo Rural

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Caqui Rama Forte é o destaque da semana (05 a 09/05) no atacado da CEAGESP Caqui Rama Forte é o destaque da semana (05 a 09/05) no atacado da CEAGESP
Agrodefesa busca assegurar a qualidade fitossanitária da melancia goiana para exportação Agrodefesa busca assegurar a qualidade fitossanitária da melancia goiana para exportação
Produção de limão tahiti conquista certificação de agricultura sustentável
Exportação de frutas para a Europa cresce no primeiro trimestre de 2025
Cenoura/Cepea: Safra de verão24/25 de São Gotardo é marcada por preços baixos
Importação de cebola pelo Brasil aumenta quase cinco vezes em março