Plantio do arroz no Rio Grande do Sul atrasa com baixa umidade do solo

Publicado em 26/10/2011 08:57
O Rio Grande do Sul plantou, até a última sexta-feira (21), somente 20% das áreas destinadas ao arroz, quando, no ano passado, nesse mesmo período do ano, a extensão era de 29%. Somente algumas regiões como Campanha e Fronteira Oeste foram exceções, com 70% das lavouras já semeadas.

A explicação para o atraso está nos níveis de água do solo, muito abaixo do ideal, e nas baixas temperaturas das últimas semanas, que impedem a germinação das sementes e afetam o início do desenvolvimento das mudas.

No início dessa semana, as condições foram desfavoráveis para o plantio da nova safra de arroz, devido às chuvas que atingiram as diversas regiões produtoras dos estados. Embora a intempérie tenha inviabilizado o plantio, elevou os níveis de reservatórios e açudes, o que  foi muito positivo para as regiões que mais precisam.

Nesta quarta feira (26), o agricultor pode aproveitar para fazer o plantio com o tempo ensolarado em quase todo o Rio Grande do Sul.

Tags:

Por: Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agricolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“É um absurdo o tamanho da área de arroz que a Conab está cogitando para o Rio Grande do Sul”, afirma presidente da Federarroz
Feijão-preto: Paraná avança no plantio da segunda safra e preocupa o mercado
Cultivo de centeio no Brasil ganha zoneamento agrícola de risco climático
Atualização do Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura da canola pode dar um novo impulso ao cultivo dessa oleaginosa no Brasil
Arroz/Cepea: Importações são as maiores em 21 anos
Anec eleva previsões de exportações de soja, milho, trigo e farelo do Brasil em janeiro
undefined