Canola substitui o trigo no Paraná

Publicado em 25/02/2011 08:22
A área a ser plantada com trigo deverá cair para menos da metade nesta safra de inverno, em comparação com a do ano passado, resultado do interesse do produtor pelo bom momento do milho e a possibilidade de muitos proprietários de terra optarem pela canola, uma cultura que até agora tem sido inexpressiva na região, mas poderá ganhar interesse pelo fato de uma usina de biodiesel instalada no ano passado em Marialva (PR) se dispor a comprar a produção.

"No ano passado, apenas 101 hectares da região foram destinados à canola, mas se a BSBios oferecer vantagens para o produtor, certamente muitos vão experimentar essa nova cultura, o que significa que a área de trigo cairá em proporção semelhante", diz Willian Meneghel, economista do Departamento de Economia Rural, da Secretaria de Agricultura do Paraná.

Hoje, no Parque da Uva, em Marialva, a BSBios reunirá produtores rurais da região em um evento com palestras e painéis sobre a canola para difundir a cultura. A empresa aproveita a oleaginosa na produção de biodiesel e é compradora em potencial.

A canola é a terceira oleaginosa mais produzida no mundo, superada apenas pela soja e palma. Os grãos têm elevado teor de óleo, aproximadamente 38%, o dobro que a cultura da soja.

Segundo a BSBios, a canola se constitui como uma as melhores alternativas para diversificação de culturas no inverno, destacando-se como uma boa opção econômica na geração de renda pela produção de grãos.

Segunda a coordenadora do Fomento da empresa, Josiene Carraro, a BSBios Marialva tornou-se parte ativa no incentivo à diversificação de oleaginosas, dando grande importância a produção de canola.

Tags:

Fonte: O Diário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia 7: Novas lavouras visitadas em Iowa e Minnesota seguem confirmando bom potencial da safra dos EUA
Exportações argentinas de soja e milho se recuperam
Dia 6: Lavouras de Minnesota, Dakota do Norte e Nebraska receberam chuvas nos últimos dias e mostram bons resultados
Ibrafe: Varejo calmo e forte demanda nas origens
Dia 5: Em Iowa, lavouras de grande porte, com padrão de elevadas produtividades se repetem para soja e milho
Emater/RS projeta aumento de área para soja, feijão e arroz e diminuição no milho para safra 24/25