Presidente Dilma põe o arroz na pauta do governo

Publicado em 31/01/2011 07:55
Reunião com ministros vai estudar medidas para sustentar o arroz no preço mínimo de R$ 25,80.
A presidente Dilma Rousseff se reunirá com os ministros das áreas da Economia e Agricultura na próxima terça-feira e a crise de comercialização do arroz no Brasil estará na pauta. A garantia foi dada ao governador Tarso Genro durante coletiva no Palácio Piratini no final da manha da sexta-feira (28/01) com a presidente da República. Em seu discurso Dilma ressaltou que o Rio Grande do Sul representa uma das fontes de competitividade do Brasil em função da vocação agrícola dos gaúchos. Lembrou do caso do arroz, que é exemplar, pois a produtividade aumentou muito com o uso de novas tecnologias e garantiu que a União impedirá uma quebra de preço para que os produtores não sejam prejudicados.

O governador Tarso Genro já havia se comprometido a apresentar os pleitos do setor arrozeiro a Dilma Rousseff, considerando preocupante o grau de comprometimento da renda deste segmento produtivo e o impacto desta queda de valor de comercialização nos tributos do Estado e na economia dos 140 municípios produtores do Rio Grande do Sul. Em alguns municípios, o arroz responde por mais de 60% de todas as receitas.

O presidente da Federarroz, Renato Rocha, destacou que esta foi a primeira vez que ouviu um presidente da República anunciar publicamente o apoio ao Setor Arrozeiro, reconhecendo inclusive sua eficiência com o aumento de produtividade. Por isto nossas expectativas quanto às demandas solicitadas são positivas. “Esperamos que as medidas estejam dentro daquilo que o Setor tem solicitado ao governo federal, e implementadas o mais breve possível”, frisou. Segundo ele, houve um esforço muito grande da direção da Federarroz para levar estas informações e o nível de prejuízos já acumulados, até a presidente da República. “As participações do governador Tarso Genro e do secretário Mainardi foram decisivas”, destacou.

Tags:

Fonte: Federarroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia 7: Novas lavouras visitadas em Iowa e Minnesota seguem confirmando bom potencial da safra dos EUA
Exportações argentinas de soja e milho se recuperam
Dia 6: Lavouras de Minnesota, Dakota do Norte e Nebraska receberam chuvas nos últimos dias e mostram bons resultados
Ibrafe: Varejo calmo e forte demanda nas origens
Dia 5: Em Iowa, lavouras de grande porte, com padrão de elevadas produtividades se repetem para soja e milho
Emater/RS projeta aumento de área para soja, feijão e arroz e diminuição no milho para safra 24/25