Grãos: Com alta dos preços, compras da China têm queda de 66%

Publicado em 22/12/2010 09:11
As estatais chinesas reduziram em 66% as compras de grãos para abastecer as reservas no período de janeiro a novembro devido à forte alta dos preços, ainda que os lucros e a receita tenham crescido, informou Ren Zhengxiao, vice-diretor da Administração de Grãos do Estado.
Os comentários de Ren destacaram um dilema para o governo, conforme o rali dos preços agrícolas ameaça as reservas de alimentos do país e, ao mesmo tempo, eleva os ganhos corporativos.

Companhias estatais obtiveram um lucro combinado de 4 bilhões de yuans nos 11 primeiros meses de 2010, afirmou Ren, de acordo com a transcrição de um discurso divulgado na terça-feira no site da agência. Contudo, em virtude do aumento dos preços dos grãos, as estatais compraram um volume muito menor entre janeiro e novembro deste ano, disse ele. As políticas de compra do governo responderam por menos de um terço das aquisições feitas no período, acrescentou Ren.

Mudança climática ameaça produção

A mudança climática agravará o risco de queda na produção de grãos da China, disse a agência estatal de notícias Xinhua, citando um grupo de cientistas chineses. Mais de 20 cientistas de 13 academias de ciências agrícolas afirmaram em um relatório de pesquisa que a mudança climática provavelmente reduzirá a produção de grãos do país em mais de 10%, a menos que soluções sejam descobertas, de acordo com a Xinhua.

A mudança climática acentuará a seca no norte da China e as inundações nas áreas do sul, informou Pan Genxing, professor da Universidade Agrícola de Nanjing, que coordenou a pesquisa, segundo a agência. A área dedicada às atividades agrícolas diminuirá devido à desertificação e à salinização, limitando as possibilidade de expansão das safras de grãos, acrescentou o professor no relatório.

Tags:

Fonte: Blog Mário Mariano

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia 7: Novas lavouras visitadas em Iowa e Minnesota seguem confirmando bom potencial da safra dos EUA
Exportações argentinas de soja e milho se recuperam
Dia 6: Lavouras de Minnesota, Dakota do Norte e Nebraska receberam chuvas nos últimos dias e mostram bons resultados
Ibrafe: Varejo calmo e forte demanda nas origens
Dia 5: Em Iowa, lavouras de grande porte, com padrão de elevadas produtividades se repetem para soja e milho
Emater/RS projeta aumento de área para soja, feijão e arroz e diminuição no milho para safra 24/25