Exportações de arroz chegam a 450 mil toneladas este ano

Publicado em 09/12/2010 06:32
O Brasil exportou 55,6 mil toneladas de arroz em novembro, segundo dados do Ministério da Indústria e Comércio. O volume negociado desde março chega a 450 mil toneladas. Segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), até o final do ano safra – em fevereiro de 2011 –, o setor espera vender mais 150 mil para chegar próximo a meta de exportar 10% da produção gaúcha do cereal, estimada em 6,7 milhões de toneladas.

Em relação ao mesmo mês de 2009, as saídas externas do produto dobraram. Também houve um aumento da participação do arroz beneficiado, com 30% do total exportado. Os leilões de Prêmio para o Escoamento de Produto (PEP) deverão contribuir para a expansão das operações já a partir de dezembro. O mecanismo permite o escoamento do produto beneficiado, inclusive para outros países.

“O setor segue focado em vender os excedentes para outros países e, com isso, retirar a quantidade de arroz que está deprimindo os preços pagos aos produtores no Rio Grande do Sul”, afirmou o diretor comercial do Irga, Rubens Silveira. Segundo levantamento do Instituto, as importações no mês de novembro alcançaram 122,1 mil toneladas e, no acumulado de 2010, totalizam 826 mil toneladas.

Tags:

Fonte: Irga

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia 7: Novas lavouras visitadas em Iowa e Minnesota seguem confirmando bom potencial da safra dos EUA
Exportações argentinas de soja e milho se recuperam
Dia 6: Lavouras de Minnesota, Dakota do Norte e Nebraska receberam chuvas nos últimos dias e mostram bons resultados
Ibrafe: Varejo calmo e forte demanda nas origens
Dia 5: Em Iowa, lavouras de grande porte, com padrão de elevadas produtividades se repetem para soja e milho
Emater/RS projeta aumento de área para soja, feijão e arroz e diminuição no milho para safra 24/25